Local de destaque no reino de Deus

Local de destaque no reino de Deus
Discurso em 15/09/2013
Ala Engomadeira
Salvador - BA

Ir
mãos, uma das missões desta igreja é o aperfeiçoamento dos santos, e por causa deste propósito hoje eu posso dizer a todos vocês que sou uma pessoa muito diferente daquela de antes de conhecer a igreja. Eu sei que falta muito para me tornar naquilo que o Senhor espera que eu me torne, mas estou fazendo o melhor que eu posso a cada dia para me tornar uma pessoa melhor.

É quando surgem às provações que podemos avaliar o nosso progresso, as provações em nossas vidas nos indicam o quanto temos de fé e paciência. É isso irmãos, se a tribulação vem e eu continuo perseverando eu sou forte, mas quando a tribulação chega e eu logo caio então eu sou um fraco, lembro que em um período de minha vida eu perdi a fé e a paciência devido a muitas aflições que passava e eu chutei o pau da barraca. Não sei hoje o tamanho de minha força para resistir às aflições, mas uma coisa eu posso afirmar com certeza, depois que retornei a esta igreja a minha capacidade de suportar as aflições aumentaram consideravelmente.

Irmãos vou citar três situações que não sei se são coisas comuns, porque uma coisa é comum quando muitos viram ou participaram, então, eu andando pela cidade já vi algumas placas com anuncio do tipo: pare de sofrer, eu mesmo já fui convidado a entrar em determinado recinto com a promessa de que deixaria de sofrer. Eu também já vi e ouvir pessoas orando a Deus em voz alta e elas dizem Deus, não aceito esta coisa que está ocorrendo em minha vida”, como também já ouvir algumas pessoas comentarem que não acreditam existir um Deus devido às tribulações que a humanidade passa, estes alegam que se existisse um Deus Ele não deveria permitir que a humanidade sofresse tanto.

Com relação à frase pare de sofrer veremos mais adiante se ela é um principio verdadeiro do evangelho de Cristo ou não. Agora, é certo um cristão falar que não aceita aquilo que Deus lhe impõe em sua vida? Não é certo irmãos; lembro que durante o sermão da montanha Jesus Cristo ensinou seus discípulos orar, e um dos tópicos da oração é que deveríamos mencionar que todas as coisas devam acontecer de acordo com a vontade de Deus, Ele disse para orarmos deste modo: “Pai nosso que está no céu, santificado seja o teu nome, venha a nós o vosso reino e seja e seja feita a tua vontade assim na terra como no céu(Mateus 6:9-10). É um mandamento irmãos, pessoa alguma deve orar dizendo “Senhor não aceito a tua vontade em minha vida”. Se alguém aqui está orando desta forma precisa se arrepender o mais rápido possível.

Nas escrituras encontramos o Salvador afirmado que não veio a terra para fazer a vontade Dele, mais a vontade daquele que o enviou, e esta fala Dele podemos encontrar em muitas escrituras, e uma escritura particularmente me chamou a atenção (João 4:34): Ele disse; minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou; poxa o Salvador vive para fazer a vontade de Deus, tudo o que Ele faz é baseado neste propósito, “fazer a vontade do Pai”. Seria como se estivesse com fome se deixasse de fazer a vontade de Deus.

Irmãos filipenses 3:20 é uma escritura bem interessante, ela diz que nossa pátria está no céu de onde também aguardamos um Salvador. Pelo que sei, pátria quer dizer a nação onde nascemos e de acordo com esta escritura Ficou claro que nossa pátria não é a terra, a escritura afirma que nossa pátria é onde Deus habita de onde também aguardamos o Salvador. Este conhecimento limita nossa liberdade ou podemos dizer que tira nossa liberdade, pois se eu descubro que aqui não é a minha pátria, mas no momento eu estou aqui, então isto significa que eu fui enviado, e se fui enviado deve ser para atingir algum objetivo, assim minha vontade ficou para traz. Pois como poderei cumprir o objetivo daquele que me enviou se não seguir suas coordenadas. Irmãos tanto o que foi enviado para salvar como também os que foram enviados para serem salvos está debaixo da mesma promessa, e se o que veio para salvar disse que a comida Dele é fazer a vontade daquele que o enviou, então nós que viemos para sermos salvos devemos copiá-lo e diremos também que nossa comida é fazer a vontade daquele que nos enviou.

Agora com relação às pessoas que não acredita em Deus por causa das tribulações que a humanidade passa e tribulação irmãos também é um dos motivos que afasta muita gente da igreja, o que tenho a dizer-lhes é que este mundo não é um grande vídeo game e nem tão pouco um mundo de contos de fadas. Ninguém aqui está sendo controlado por Deus através de um Joystick para que dê tudo certo em nossa aventura aqui na terra. No vídeo game é assim, alguém controla um boneco e no final da tudo certo, nós não somos bonecos para sermos controlado por alguém, fomos colocados aqui para agir por nós mesmos. Irmãos o livre arbítrio nos foi dado justamente para que fossemos culpado do resultado de nossas ações. Tudo aqui é influenciado por nossas decisões, não temos uma fadinha com uma vara de condão para fazer tudo da certo em nossa vida. Esse projeto de Deus para nós aqui na terra se assemelha muito a uma escola; lembro que quando eu ia à escola meus pais ficavam em casa, eles nunca foram à escola para fazer a prova por mim, eu fazia minha prova sozinho e a dificuldade das provas na escola eram diminuídas quando eu me dedicava ao assunto que o professor passava. Irmãos, a tribulação faz parte do processo para nossa glorificação e cada um precisa vencer a sua própria provação. Guardem essa; o Senhor não vai retirar as nossas provas, mesmo porque se Ele o fizer não terá como nos avaliar no final, da mesma forma é o professor, se o aluno não fizer as suas provas durante o ano, no final do ano o professor não terá como avaliá-lo

O apostolo Pedro disse: l Pedro 2:19-21
19 Porque isto é agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, suporte tristezas, padecendo injustamente.
20 Pois, que glória é essa, se, quando cometeis pecado e sois por isso esbofeteados, sofreis com paciência? Mas se, quando fazeis o bem e sois afligidos, o sofreis com paciência, isso é agradável a Deus.
21 Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas.

Irmãos, seguir as pisadas do Cristo não é fácil, é só lembrarmos o quanto Ele sofreu, será que suportaríamos tanto sofrimento? Mas se quisermos ocupar um local de destaque no reino de Deus não tem outro meio a não ser seguindo as suas pisadas, e Ele sofreu bastante.

Um grande rei reuniu seus súditos e disse-lhes que precisava de pessoas para ocupar um local de destaque em seu reino, informou que todos teriam o mesmo privilégio que ninguém seria escolhido a dedo, que todos passariam por provas e os vencedores se assentariam com ele em sua assembléia. O plano consistia em carregar uma cruz de um determinado local até o castelo daquele rei, foi preparado dois grandes espaços para colocar as cruzes, um espaço feminino e outro masculino, tinha muitas cruzes nestes espaços, pois aquele reino tinha muitos súditos. Muitos compareceram para pegar suas cruzes, mas 1/3 das pessoas daquele reino não compareceram ao local para participar da prova, isso porque teve uma primeira avaliação para se saber quem estava apto para participar e um 1/3 foi reprovado nesta primeira prova por isso foram impedidos de escolher uma cruz.

Teve um súdito que protagonizou cenas engraçadas; ele foi pegar a sua cruz e achou à cruz muito pesada, e ficou ali resmungando dizendo que não merecia uma cruz tão pesada porque ele era uma pessoa boa, ai ele perguntou ao responsável que guardava as cruzes; moço tem certeza que esta realmente é a minha cruz? A resposta foi; esta é a cruz que lhe foi designada; então pegou sua cruz e levou pra casa. Todos pegaram suas cruzes naquela data e a partida seria dali a quatro dias, foi tipo uma concessão do rei para que todos se ambientassem com o peso de sua cruz, e aquele rapaz levou sua cruz para casa e achou que era muito pesada pra ele. Na primeira noite ele sonhou voltando ao local para trocar aquela cruz por outra, pensou que tinha escolhido uma mais leve, mas quando voltava para casa, achou que aquela cruz era bem mais pesada que a primeira, ai ele acordou assustado e exclamou; caramba, ainda bem que foi um sonho, e aquela cruz do sonho estava recheada por um casamento conturbado onde o casal tinha varias divergências e muito ciúme um do outro, a harmonia não fazia mais parte daquele lar, o pau quebrava entre eles todos os dias, era uma convivência insuportável e de acordo com aquela cruz o pensamento do marido era abandonar o lar por não resistir àquela pressão. Aquele jovem que trocou a cruz no sonho não queria isso para a vida dele, ele amava a família que tinha e nunca tinha pensado em abandoná-la, por isso disse quando acordou; ainda bem que foi apenas um sonho. No segundo dia antes da partida ele teve outro sonho voltando ao local das cruzes para trocar sua cruz, e quando conduzia a nova cruz para casa achou também aquela cruz muito pesada, era uma cruz recheada com perdas de entes queridos devido a muitos acidentes e ele teria que passar grande parte de sua vida em cima de uma cama, motivado por uma enfermidade que assolava seu corpo. Ai acordou outra vez e tornou a dizer; ainda bem que foi apenas um sonho, seria muito complicado resistir até o final com esta cruz. E não é irmãos que no terceiro dia véspera de começar a jornada ele teve mais um sonho, quando voltava para casa achou o peso da cruz insuportável, ele não conseguia entender como cruzes do mesmo tamanho poderia ter pesos tão diferenciados, e aquela terceira cruz do sonho tinha um peso complicadíssimo, ele teria a vida de um homem com 80 cm de altura com uma cabeça desproporcional ao tamanho do corpo, pois a cabeça era maior que o tronco e ainda por cima não tinha os dois braços e no sonho ele pensou, preciso devolver esta urgentemente e resgatar a minha primeira cruz porque com certeza ela é bem mais leve do que esta, só que acordou e percebeu que era um simples sonho ao qual bradou mais uma vez; caramba pulei uma fogueira, ainda bem que Foi apenas um sonho.

Pela manhã do quarto dia deu-se inicio a jornada, e os súditos do rei começaram muito feliz aquela empreitada, até parece que todos tiveram o mesmo sonho, porque a felicidade era contagiante, mas com o passar dos anos começaram as murmurações quanto ao peso de suas cruzes e muitos não resistiram à viagem, foram ficando pelo caminho, o jovem do sonho teve outra ideia e pensou; poxa como não tive esta idéia antes vou trocar minha cruz pela cruz de uma mulher, ele teve esta ideia quando observou que as mulheres eram mais resistentes então pensou que isto se devia as cruzes delas serem mais leves, durante a noite todos dormiam muitos próximos um do outro, então ele escolheu a mulher que tinha a cara mais feliz para trocar a sua cruz com a dela, coisa que foi difícil porque as mulheres dormiam abraçadas com suas cruzes, em uma oportunidade que teve ele não perdeu a chance, encostou e trocou a cruz e carregou para o local onde estava repousando, pela manhã a mulher que teve a cruz trocada começou a pular e a agradecer a Deus em voz alta por sua cruz ter ficado muito mais leve e muitos se aproximaram dela dando graças a Deus por tamanha benção alcançada. O rapaz ficou surpreso com a reação da mulher e disse para se mesmo, não acredito que fiz uma burrada, então pegou a cruz que havia trocado e colocou no ombro para ver o quanto era pesada, e o peso era imenso, ai ele disse, não entendo como aquela mulher conseguia ser feliz carregando tamanho peso, e o peso daquela cruz que ele trocou era composto de um cônjuge tetraplégico com a mulher tendo que cuidar de todas as suas necessidades as quais incluía recolher a urina, preparar a alimentação, limpar as fezes e dar banho todos os dias. O casal tinha dois filhos gerados antes do problema do marido onde cresceram a margem da lei de Deus, o filho rapaz se tornou delinquente e a filha mulher quebrou a castidade logo cedo e se tornou prostituta, então ele pensou, com esta cruz é impossível eu resistir; na primeira parada para descansar ele usou de todos os meios para destrocar a cruz, mas a mulher que dormia abraçada com a cruz pesada com a mais leve ela estava dormindo em cima da cruz. 

O cara passou o maior vexame pra conseguir a cruz dele de volta, e ele usou de muitos estratagemas até conseguir, e quando conseguiu bradou; ainda bem que Deus não permite que a tribulação venha alem da nossa capacidade de suportar, eu já conhecia o ditado popular que diz que Deus da o frio conforme o cobertor, mas eu pensei que não fosse verdade, ainda bem que acordei a tempo e aceitei o peso da minha cruz e conseguir perseverar até o final.

Esta é a charada, todos nos somos iguais, apenas os problemas são diferentes, a cada pessoa foi dada a dificuldade que pode suportar e se cada um conseguir suportar até o fim vai obter um local de destaque no reino de Deus. Eu não tenho duvida dessas coisas porque estas verdades fazem parte das escrituras.

Jesus Cristo disse que os homens só podem entrar em seu reino depois de se tornarem como crianças, e eu só conheço duas maneiras de nos tornarmos como crianças, a primeira é quando consultamos o Senhor em tudo o que vamos fazer e a outra é suportar o sofrimento. Já observaram que uma criança sempre consulta o pai quando quer alguma coisa e que ela suporta tudo que lhe é imposto pelos pais e ainda assim permanece humilde, então é quando buscamos a orientação do Senhor e aceitamos com humildade tudo que ele nos impõe ai é que nos tornamos merecedores de ocupar um local de destaque em seu reino.

v  Irmãos eu disse que no final saberíamos se a frase “pare de sofrer” seria um principio verdadeiro ou não do evangelho de Jesus Cristo, eu acredito que agora compreendemos melhor o principio do sofrimento.

Irmãos nós temos a capacidade de suportar tudo o que o Pai Celestial queira nos impor, sabem pó que? Porque somos discípulos de Cristo. Se o mestre pode os discípulos também pode; irmãos não criem expectativas ilusórias do tipo: há, eu faço parte da igreja verdadeira, então o Senhor não vai permitir que aconteça em minha vida isso ou aquilo ou aquilo outro. Não crie este tipo de ilusão, devemos sim manter viva em nossa mente a lembrança de que a vontade do Senhor sempre vai prevalecer, mas que possamos confiar que se colocarmos Seu reino em primeiro lugar em nossas vidas com certeza Ele vai aliviar a nossa carga.

Esta é a Igreja do cordeiro de Deus, Ele a restaurou para que suas verdades continuassem a ser ensinadas.

Em nome de Jesus Cristo. “Amem”. 


V.S.A

Nenhum comentário:

Postar um comentário