Obediência

OBEDIÊNCIA
Discurso na ala Engomadeira
Em 16-11-2014


Boa tarde irmãos agradeço a Deus por esta oportunidade, espero poder manter o espírito que está reinando, vou compartilhar o que aprendi estudando sobre a obediência.
Logo após o dialogo de Jesus Cristo com a samaritana ele se reuniu com seus discípulos para fazer a refeição e os discípulos lhe rogavam dizendo: Rabi, come.
Ele, porém, respondeu: Uma comida tenho para comer que vós não conheceis.
Então os discípulos diziam uns aos outros: Acaso alguém lhe trouxe de comer?
Disse-lhes Jesus: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e completar a sua obra.
João 4:31-34

Eu comecei a meditar nesta escritura e observei que ela é muito coerente com o termo morte, cheguei a esta conclusão porque sabemos que o alimento é o que sustenta o corpo, se alguém deixar de se alimentar com certeza vai morrer porque o corpo não resistirá à fome, então quando ele diz que a comida dele é fazer a vontade daquele que o enviou, simplesmente o mestre quis dizer aos seus discípulos que se ele não cumprisse as ordens de Deus ele era um homem morto, porque deixando de fazer a vontade de Deus é como se não estivesse se alimentando. Através desta escritura podemos perceber como o evangelho é importante para a vida de cada homem aqui na terra, pois sem o evangelho em sua vida o homem passa fome espiritual. E se passa fome espiritual o resultado final é a morte espiritual.

Durante muitos anos eu fui militar e a questão da obediência era tratada com muita seriedade, aquele que cumpria o seu dever era bem visto, mas o insubordinado tinha sua liberdade cerceada, é isso, aquele que não cumpria com suas obrigações era colocado atrás das grades, e eu gostava desta idéia porque ensinava o homem a ser obediente. Em uma empresa comum, o funcionário não fica preso pela falta de compromisso ou por não se adaptar as normas, mas em compensação ele vai demitido. Então, Seja qual for à situação, o homem sempre será punido por sua desobediência.

As coisas que vivemos aqui na terra são muito similares com as coisas que Deus preparou para o homem na eternidade, os homens sancionaram as suas leis e os homens determinaram que aquele que obedece às leis permanece em liberdade ao passo que aquele que não obedece às leis perde a liberdade. Muito antes dos homens Deus sancionou as suas leis e também serve para permitir a liberdade do homem ou para conduzi-los a prisão eterna, então, para aquele que vive dentro da lei, liberdade; para aquele que vive a margem da lei, prisão.

Irmãos eu digo a vocês que a obediência é a chave mestra do evangelho, prestem atenção, o sacrifício expiatório é o ponto central do evangelho, mas a obediência é a chave mestra, se eu estivesse diante de um quadro negro ou branco, eu escreveria; OBEDIÊNCIA = CHAVE, sabem por quê? Porque a obediência as leis de Deus abre as portas para o recebimento de todas as bênçãos.
Ele disse; Eu, o Senhor, estou aobrigado quando fazeis o que eu digo; mas quando não o fazeis, não tendes promessa alguma. D&C 82: 10

A obediência as leis de Deus além de garantir as melhores bênçãos do período mortal garante também a liberdade do homem para poder continuar seu progresso pela eternidade, enquanto que a desobediência o conduz a prisão eterna, local onde não poderá progredir. Pois de que maneira alguém progredirá estando preso. Quando não fazemos o que o Senhor diz não temos promessa alguma

O Salvador morreu na cruz por todos, mas o seu sacrifício causará o efeito esperado apenas para os que guardarem as suas palavras, os ingratos serão rejeitados no último dia irmãos, sim, porque “ingratidão se paga com desprezo”. Pessoa alguma pode esperar ser salva sem obedecer aos mandamentos mesmo que seja alguém muito bondoso, sabem por que, porque a desobediência caracteriza falta de amor, “se alguém não obedece aos seus pais não pode afirmar que os ama”. O Senhor não passará a mão na cabeça do desobediente, se Ele o fizer seu reino se tornará imundo. É só parar para imaginar; o reino de Deus repleto de pessoas desobedientes, pessoas que não tiveram nenhum tipo de consideração por Ele, se alguém pensa que isto é possível está de brincadeira, isto não vai acontecer.  O Salvador Disse:
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. João 14:21.

O senhor vai se manifestar apenas para aqueles que demonstrarem amor por Ele. Então nós que conhecemos a plenitude do evangelho não podemos esperar o galo cantar para nós acordar de que precisamos guardar as leis do Senhor para mostrarmos o nosso amor por ele; gravem isso; as leis são sancionadas para regular conduta. O profeta Nefi disse; Mas ai daquele a quem foi dada a lei, sim, que tem todos os mandamentos de Deus, como nós, e que os transgride e desperdiça os dias de sua provação; porque o seu estado é terrível (2 Né. 9: 27). Se não permitirmos que nossa conduta seja regulada pelas leis do Senhor nosso estado vai ser terrível no último dia.

O pai Celestial quer nos abençoar com a vida eterna por isso ele exige obediência total aos seus mandamentos. Imagine o bispo entrevistando um irmão, ai o bispo pergunta; o irmão guarda os mandamentos? Ele responde – Sim, todos os domingos venho a igreja, eu não mato, não roubo, não minto, sou caridoso, não olho a mulher do próximo, não levanto falso testemunho e mais, ainda prego o evangelho, ai bispo fica parecendo João sorrisão, todo feliz, mas logo vem a decepção  porque o bispo torna a perguntar; o irmão guarda o dia do Senhor, paga o dizimo da ofertas, têm feito a reunião familiar, está magnificando seu chamado, têm ido ao templo, e o bispão sou ouve não como resposta, o bispo fica triste porque ele sabe que aquele irmão não poderá ser agraciado com a vida eterna amenos que se torne para uma obediência mais completa.

Enquanto preparava o discurso li algumas coisas para obter inspiração e observei que citavam Adão, Abrão, Jó e Nefi, homens que foram verdadeiros ícones da obediência. Inclusive uma das escrituras que li diz que Abrão foi considerado como amigo de Deus por causa de sua fidelidade (Tiago 2:23).
Quando li esta escritura eu pensei, qual será a minha condição, e eu me perguntei; eu sou amigo ou inimigo de Deus? E a resposta não é tão simples irmãos, porque não sei se minha obediência já é o suficiente para ser considerado como amigo de Deus. O que tenho a dizer é que estou tentando fazer o melhor que eu posso. E eu preciso aprimorar a cada dia porque eu sei que os únicos que irão morar com Deus são aqueles que forem considerados como seu amigo. O salvador disse:
Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. João 15:13
                                                                                               
A mansão que almejamos entrar pertence a alguém que nos ensinou o caminho o qual vai nos conduzir até a porta, aqueles que seguem por um outro caminho pensam que podem entrar pela janela e estes ficarão tremendamente decepcionados porque o único meio de entrar na mansão celestial é através da porta. E o único que têm poder para dar o aval para alguém passar pela porta é o próprio dono da mansão o Salvador Jesus Cristo, ali ele não usa servo algum porque Ele não pode ser enganado. Ninguém vai entrar sem merecer, lembram de Adão e Eva, pois se eles tivessem também comido do fruto da arvore da vida logo após a transgressão seria como se tivesse entrado na cidade santa pela janela, ou seja, sem merecer, por isso Deus os expulsou do jardim e mandou guardar o caminho da arvore da vida, e após fazer isso Deus concedeu-lhes tempo para que eles pudessem mostrar quando estariam preparados para usufruir daquele fruto que foi escondido, esta é a nossa condição, estamos no mundo e precisamos mostrar que não pertencemos ao mundo, quando nossa obediência estiver a um nível aceitável por Deus vamos estar preparados para entrar na cidade santa pela porta, por isso ele disse, (ao que vencer darei do maná escondido (Apocalipse 22:14)). Nós precisamos vencer o mundo se quisermos partilhar do fruto da vida.

Irmãos, o Senhor está nos observando, ele conhece seus amigos e a estes, apenas aos amigos ele vai conceder a vida eterna. O fora da lei não terá lugar em seu reino, ao desobedecer aos mandamentos eles se posicionam como inimigo de Deus e por isso todos eles não receberão permissão para entrar. O Senhor não vai habitar ao lado do inimigo.


Esta é a mensagem que o espírito me deu para compartilhar com os irmãos, e fiz no sagrado nome do dono desta igreja; o nosso senhor e redentor Jesus Cristo... Amém. 

                                                                  V S A